September 09, 2004

O Livro do Desassossego - parte 1

  • "Lembro-me já dele no futuro com a saudade que sei que hei-de ter então."
  • "Nós nunca nos realizamos. Somos dois abismos - um poço fitando o céu."
  • "Em nada me pesa ou em mim dura o escrúpulo da hora presente. Tenho fome da extensão do tempo, e quero ser sem condições."
  • "Pari um ser infinito, mas tirei-me a ferros de mim mesmo."
  • "Várias vezes, no decurso da minha vida opressa por circunstância, me tem sucedido, quando quero libertar-me de qualquer grupo delas, ver-me subitamente cercado por outras da mesma ordem, como se houvesse definidamente uma inimizade contra mim na teia incerta das coisas."
  • "A minha imagem, tal qual eu a via nos espelhos, anda sempre ao colo da minha alma."
  • "Um dia, lá para o fim do futuro, alguém escreverá sobre mim um poema, e talvez só então eu comece a reinar no meu Reino. Deus é o existirmos e isto não ser tudo."
  • "O único modo de estarmos de acordo com a vida é estarmos em desacordo com nós próprios. O absurdo é divino".

Fernando Pessoa

1 comment:

L'enfant Terrible said...

Gostei da última frase "O absurdo é divino".

Adoro paradoxos! :)